Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

CURSO: Rosetta Stone - episódio #1

08:39:00 Posted by Lauro , No comments
Ouvi falar sobre o Rosetta Stone a alguns anos, mas nunca cheguei a utilizar o software - isso mudou essa semana quando decidi instalar o programa e fazer um teste. Para quem não conhece o software, explico um pouco melhor:
 
O Rosetta Stone é um software de ensino de línguas produzido pela Rosetta Stone Inc. O programa utiliza imagens, texto, som e vídeo para ensinar palavras e gramática por meio de repetição espaçada, sem tradução. A empresa chama este método de "Imersão Dinâmica" (um termo que eles têm registrado). O sistema oferece o aprendizado de mais de 30 idiomas diferentes.
- via Wikipedia
Pretendo fazer uma série de posts sobre o Rosetta Stone conforme for avançando no curso. Nesse primeiro posto, vou falar qual foi a minhas primeira impressões após fazer a primeira unidade.

 --//--

 EPISÓDIO #1

Apesar de minimalista, não achei o Rosetta Stone tão intuitivo, ele te joga nas atividades sem fazer nenhuma explicação previa e no começo você pode ficar um pouco perdido - especialmente com relação as etapas do curso. Ainda assim, nada que comprometa a experiência e em pouco tempo já é possível entender como as coisas funcionam.

Existem algumas modalidades de curso, você não precisa trabalhar as 4 habilidades (leitura, audição, escrita e fala), dependendo da sua necessidade é possível fazer um recorte, escolhi o módulo standard que oferece treinamento para todas habilidades. Havia uma opção extended, mas não havia maiores explicações sobre o curso e por isso dei preferência para o standard que era a opção recomendada.

A princípio, achei a metodologia muito parecida com o Duolingo e o Memrise, com o diferencial de que o Rosetta Stone em hipótese alguma trabalha com tradução ou explicações gramaticais. Sem o apoio de tradução, o curso começa de coisas extremamente simples e, bem aos poucos, vai apresentando algumas frases simples. 

Como já estou estudando alemão a algum tempo, tudo o que foi mostrado na unidade que fiz já era de meu conhecimento - sem me dar nenhum desafio, acabei achando a unidade enfadonha, especialmente porque a metodologia é de repetição exaustiva. Os escassos erros que tive foram por falta de atenção e descuido e não porque não sabia. 

Um ótimo aspecto do curso é o trabalho na parte oral, onde você tem que repetir as palavras diversas vezes, inclusive separada por sílabas, o que ajuda na compreensão e pronúncia de fonemas que não existem no português.

FUNCIONA?

Sim. Pelo pouco que vi do curso, acredito que ele seja capaz de ensinar uma língua - o básico dessa língua ao menos. Fiz uma pesquisa procurando a opinião de quem já utilizou o software e foi unânime: o programa não é capaz de te deixar fluente em um idioma, mas te coloca no caminho certo para ser. 

COMPENSA?

Com base na primeira unidade, eu diria que não. Ainda é muito cedo para que eu tire uma conclusão, mas com base no que vi, acredito que Duolingo e Memrise conseguem o mesmo feito com uma metodologia semelhante e com o diferencial de serem plataformas gratuitas em contraste com os quase R$900 do Rosetta Stone - que ainda  possui prazo de validade. Tudo o que vi na primeira unidade do curso pode ser feito de forma gratuita através de outros aplicativos e sites... resta saber se com a progressão do curso, ele se torna mais original e que vale o investimento.

Conforme eu for avançando no curso, irei postando minhas impressões.



0 comentários:

Postar um comentário